Com a chegada do verão no Brasil, os empreendedores de chocolate precisam se preparar para manter os seus produtos com qualidade durante esse período de altas temperaturas. Venha descobrir como e quais cuidados tomar.

Dia 21 de dezembro de 2022 começou o verão no Brasil, essa estação é muito valiosa para os empreendedores já que o consumo de muitos tipos de alimentos e bebidas sobe muito. Mas não só facilidades vem com o verão, para o produtor de chocolate altas temperaturas são um pesadelo já que seu derretimento vem com muita facilidade.

A partir de 30 °C o chocolate já começa a perder a sua consistência, diminuindo a sua qualidade gradualmente e ameaçando um derretimento total em questão de minutos.

Sabendo dessa grande dificuldade, a CN COLD preparou dicas e cuidados os quais você deve ficar atento ao trabalhar com chocolate em sua fábrica durante as estações mais quentes do ano.

CLIMATIZAÇÃO

Não existe segredo, tudo se resume a uma climatização de qualidade, todo o processo desde a produção até o armazenamento do chocolate é extremamente beneficiado de um sistema de climatização eficaz, que durante um verão intenso fica muito mais necessário.

Os processos em que o chocolate é beneficiado pela climatização são:

Manipulação

Toda a manipulação do chocolate deve ser feita em um ambiente climatizado e esterilizado para não acontecerem contaminações no produto, esse ambiente é o que chamamos de sala limpa, uma sala ou um setor com alta filtragem de ar para impedir que partículas e microrganismos do exterior entrem nas salas e contaminem os produtos. Quanto melhor for o projeto, mais protegida e eficaz a sala limpa se torna resultando em chocolates limpos e de qualidade.

Produção

Após a produção o chocolate precisa ser resfriado com muita velocidade de uma forma que o produto não derreta durante esse processo, derretimento o qual é muito mais rápido no verão, por isso o túnel de resfriamento rápido da CN COLD é a ferramenta ideal, já que atende a essa necessidade em poucas horas e é projetado para atender a carga de produtos que a sua operação necessita.

Armazenamento

Durante o armazenamento do chocolate manter a temperatura adequada é a maior prioridade, já que se o chocolate for submetido a altas temperaturas ele derrete e a baixas congela com muita facilidade, o correto é armazenar em um ambiente seco, limpo de +12 °C até +20 °C graus. Somente uma câmara fria com bons equipamentos e um controle rígido de temperatura consegue atingir essas exigências.

Transporte

Durante o transporte é muito importante que o baú do caminhão seja climatizado para que o produto não aumente de temperatura durante a viagem, causando o derretimento dentro da embalagem. Para transportes o chocolate precisa ficar a +18 °C independente da estação do ano.

Dicas

É muito importante que você não utilize ventiladores para conforto no lugar de um equipamento adequado, o ventilador vai apenas enviar ar quente para o chocolate sem resfriar de um jeito eficaz.

Durante o verão o clima fica muito quente e alguns empreendedores ficam tentados a abaixar a temperatura das câmaras com a ilusão que o produto vai ficar melhor conservado, más como a câmara fria é um ambiente controlado basta manter a temperatura de trabalho atual que independente da época do ano o produto vai estar conservado.

O túnel de congelamento rápido não consegue armazenar o seu chocolate após o ciclo de congelamento estar completo, por isso logo após o lote ser congelado transfira o chocolate para uma câmara fria.

 

Veja também:
A temperatura perfeita para uma páscoa de sucesso