O que é Câmara Fria? Para que Serve e Como Funciona

Em meio a sua pesquisa sobre o setor e suas características, você deve ter se deparado com a necessidade de utilizar uma câmara fria, também conhecida como câmara frigorífica.

As portas do agronegócio se abrem para você? Almeja aumentar sua produção e distribuição de alimentos? Precisa de uma infraestrutura adequada para manipulação de medicamentos? 

Uma câmara fria é uma instalação, um conjunto de equipamentos, que criam um espaço de temperatura controlada, propícia para a conservação de elementos e materiais diversos.

Esta é um equipamento muito conhecido por aqueles que trabalham com refrigeração comercial e industrial. Sua aplicação é diversa, como em estabelecimentos alimentícios, laboratórios que armazenam vacinas, necrotérios, entre outros.

Por ser um produto de alta tecnologia e, apesar de seu principal objetivo ser conservar produtos perecíveis, as aplicações das câmaras frias não se limitam apenas a essas.

A capacidade de manter temperaturas ideais para o armazenamento de produtos farmacêuticos e matérias primas da agroindústria também faz parte dos atributos conferidos a este equipamento.

Raio X da Câmara Fria

Sua versatilidade também se aplica a sua extensão de funcionalidades, que age entre o 0ºC até os 18ºC, e em alguns modelos de câmaras frigoríficas estes valores podem alcançar temperaturas negativas.

O sistema de uma câmara frigorífica é composto por um compressor, um condensador, evaporadoras e ventiladores, responsáveis por garantir a homogeneidade da temperatura dentro do espaço.

Dentre as vantagens em se ter uma câmara fria estão o fato de ela ser um equipamento robusto que apresenta um ótimo custo benefício, baixo custo de manutenção e durabilidade. Com manutenções preventivas regulares, é possível extender a vida útil de sua câmara frigorífica.

Caso queira conhecer mais e entender as Diferentes Aplicações que você pode utilizar, acesse esse link.