As câmaras frias são instalações extremamente importantes para diversas áreas e mercados. Responsáveis pela conservação de produtos perecíveis, seu uso, além de necessário para a qualidade, também é abrangente e ajustável para múltiplas vertentes, de carnes e frutas até flores e remédios.

Conheça a seguir algumas de suas aplicações, entenda sua importância para os específicos segmentos da indústria, além de dicas sobre seu funcionamento.

Frutas, Grãos e Sementes

As câmaras frigoríficas são projetadas para otimizar o armazenamento refrigerado conforme propriedades específicas de cada produto, e as Frutas, Grãos e Sementes são conhecidas por suas propriedades específicas e suas exigências quanto a temperatura e umidade para se atingir o armazenamento ideal.

Dentre as principais vantagens do uso de uma Câmara Fria para o armazenamento de frutas, grãos e sementes se encontram:

  • A redução da atividade biológica, desacelerando o processo de maturação e possibilitando um armazenamento de longo prazo;
  • A diminuição da ação de micro-organismos, devido ao ambiente limpo e controlado criado pela câmara fria;
  • A redução da perda de água, graças a um ambiente mais frio e com a umidade controlada.

As frutas, grãos e sementes quando expostas a maiores temperaturas respiram mais rápido, perdendo suas propriedades nutritivas mais rapidamente. O ambiente gerado pela câmara frigorífica é propício para a inversão dessa dinâmica, conservando as propriedades nutritivas e permitindo o armazenamento de diversas espécies por longos períodos de tempo.

Flores

Por incrível que pareça, o setor de Floricultura também se beneficia e muito da utilização das câmaras frias. Após a colheita, para que a aparência natural e vívida das flores permaneça, é necessário cuidados especiais onde uma câmara fria é muito útil. Além dos cuidados tradicionais com água e luz, para mantê-las hidratadas, o controle de temperatura que sempre está presente nos ambientes gerados pela câmara fria garante que as cores e outros aspectos das flores sejam preservados e entregues para o cliente com a devida qualidade.

Muitos dos motivos pelos quais as câmaras frias são tão importantes no armazenamento das Frutas se aplica para as Flores também, toda a questão da refrigeração diminuir os processos metabólicos, desacelerar a respiração e diminuir a necessidade dos nutrientes providos do solo.

Cervejas

A temperatura é o maior fator que determina tanto a qualidade do armazenamento quanto do consumo da Cerveja. Além do controle da temperatura, a câmara fria também é importante neste caso devido ao espaço necessário para a estocagem da bebida. Seja em um supermercado, adega, shopping ou qualquer outro local, a construção de uma câmara fria além de viável também pode ser personalizada, para o tamanho e funções necessárias.

Como o foco é a refrigeração ao invés de congelamento, a temperatura nestes casos se concentra em torno de 0°C, e é trabalho de uma empresa experiente e de qualidade identificar não só a temperatura necessária, mas também outros fatores como capacidade, espaço da câmara para entrada e saída de produtos, e calcular um valor base para os gastos com energia. Uma vez instalada a câmara fria, é imprescindível cuidar de sua manutenção, com checagens e ajustes periódicos, para assim garantir sempre o funcionamento em sua máxima capacidade, e consequentemente garantir também a qualidade da Cerveja, Chopp e outras bebidas fermentadas.

As Câmaras Frias, como demonstrado, são essenciais para a indústria. As condições geradas e a possibilidade de se ter o armazenamento ideal independente do produto armazenado traz benefícios que impactam diretamente na qualidade e na produtividade. Conte com a CN Cold para o planejamento, construção e manutenção da Câmara Fria perfeita para o seu negócio. Identificamos suas necessidades e produzimos o ambiente perfeito, com qualidade e agilidade.