Contato
contato@cncold.com.br
Contato
contato@cncold.com.br
Diversidade de aplicação
Saiba mais sobre CÂMARAS FRIAS e como a CN Cold pode te auxiliar em seu projeto de construção, instalação e manutenção.
É um espaço para armazenagem e conservação, o qual possui as suas condições internas que permite o controle de sua refrigeração atingindo determinadas temperaturas exigidas por norma para estocagem, visando manter as características e integridade do produto.
Existem basicamente três tipos de câmaras:
Lembrando que para todos os projetos precisamos considerar a temperatura interna diretamente no produto, e que considerar apenas a temperatura de evaporação terá um diferencial, pois a diferença de temperatura interna do ambiente para a de evaporação do equipamento existe um delta que pode variar de acordo com o fluido e o tipo de equipamento para refrigeração adotado.
Por exemplo:
Uma câmara que trabalha com temperatura interna de -18°C, estará com delta de evaporação entre 6°C e 7°C de diferença para a temperatura interna da câmara.
Lembrando que a evaporação pode ser maior ou menor dependendo do tipo de projeto, porem a maioria dos fabricantes adota de 6°C a 7°C de diferença nessa condição a temperatura de evaporação será de -24 e -25°C.
O bom uso de câmaras frias é um fator muito importante para aumentar a conservação e a qualidade nutritiva dos alimentos, produtos farmacêuticos, sorvetes, sementes e grãos entre outros produtos que necessitam de um controle de temperatura ideal.
Uma estrutura bem-feita nesse sentido, tem a missão de:
Todos esses resultados só podem ser conquistados, caso haja câmara fria.
Assim, é possível:
Nossas câmaras frias possuem controles para que haja os ajustes necessários.
Quanto menos flutuações houver com a temperatura, melhor será o aproveitamento da câmara.
Por este motivo que não é aconselhado haver interrupções na nutrição da cadeia do frio.
Uma variação de temperatura abaixo ou acima da recomendada dependendo do produto armazenado pode trazer muitos transtornos e ainda correr o risco de gerar um ambiente nocivo com agentes periculosos à saúde dos humanos e a perca de todo o produto contaminado.
A umidade também influencia demasiadamente nas características dos produtos. Uma umidade muito baixa produz a desidratação e muito alta pode ocorrer a proliferação de bactérias e fungos principalmente no caso de frutas e sementes ocasionando a perca do produto.
Se a temperatura externa também estiver alta demais, rapidamente os alimentos apodrecerão ou perderão suas características, por isso dá importância de possuir câmaras frias.
Procuramos estudar caso a caso para entender sempre a necessidade de cada projeto, estudando o funcionamento de toda a produção, formas de armazenamento e logística, para assim dimensionar a estrutura da câmara fria e qual o tipo de equipamento para refrigeração adotar.
Dessa forma podemos maximizar a performance da câmara e evitar gastos desnecessários com consumo de energia através de equipamento bem dimensionados para atender a carga térmica solicitada dentro do ambiente, além de definir o tamanho da câmara necessário para trabalho dentro do ambiente.