[Email]

Contato

[Telefone]

Ligue agora

Contato

Diversidade de aplicação

Câmaras Frias

Saiba mais sobre CÂMARAS FRIAS e como a CN Cold pode te auxiliar em seu projeto de construção, instalação e manutenção.

O que são Câmaras Frias?
 

É um espaço para armazenagem e conservação, o qual possui as suas condições internas que permite o controle de sua refrigeração atingindo determinadas temperaturas exigidas por norma para estocagem, visando manter as características e integridade do produto.

Existem basicamente três tipos de câmaras: 

  • Câmaras de Climatizados - com o objetivo de proteger os alimentos e produtos em temperaturas próximas de 10 ºC.

 

  • Câmaras de Resfriados - com o objetivo de proteger os alimentos e produtos em temperaturas próximas de 0 ºC.

 

  • Câmaras de Congelados - com o objetivo de prolongar o período de estocagem dos alimentos com temperaturas que podem chegar a baixo dos -30 ºC.

 

O que é temperatura de evaporação?

Lembrando  que para todos os projetos precisamos considerar a temperatura interna diretamente no produto, e que considerar apenas a temperatura de evaporação terá um diferencial, pois a diferença de temperatura interna do ambiente para a de evaporação do equipamento existe um delta que pode variar de acordo com o fluido e o tipo de equipamento para refrigeração adotado.


Por exemplo:

Uma câmara que trabalha com temperatura interna de -18°C, estará com delta de evaporação entre 6°C e 7°C de diferença para a temperatura interna da câmara.

Lembrando que a evaporação pode ser maior ou menor dependendo do tipo de projeto, porem a maioria dos fabricantes adota de 6°C a 7°C de diferença nessa condição a temperatura de evaporação será de -24 e -25°C.


O bom uso de câmaras frias é um fator muito importante para aumentar a conservação e a qualidade nutritiva dos alimentos, produtos farmacêuticos, sorvetes, sementes e grãos entre outros produtos que necessitam de um controle de temperatura ideal.

Uma estrutura bem-feita nesse sentido, tem a missão de:

  • Manter a boa manutenção da qualidade;
  • Melhorar a transpiração e respiração desses alimentos;
  • Melhorar umidade, resfriamento e congelamento;
  • Maximizar a durabilidade dos produtos;
  • Preservar os nutrientes e características dos produtos;

Todos esses resultados só podem ser conquistados, caso haja câmara fria.

Assim, é possível:

  • Diminuir a atividade de fungos, bactérias e micro-organismos perigosos.
  • Minimizar a perda de água dos vegetais e folhas.
  • Retardação do processo de maturação dos alimentos.
  • Manter as características e aumentar o tempo de vida dos produtos.
     
    Saiba que a temperatura é a principal responsável por manter o bom estado dos produtos armazenados.
[Câmaras  Frias]

Boa Conservação

Nossas câmaras frias possuem controles para que haja os ajustes necessários.

Quanto menos flutuações houver com a temperatura, melhor será o aproveitamento da câmara. 

Por este motivo que não é aconselhado haver interrupções na nutrição da cadeia do frio. 

Uma variação de temperatura abaixo ou acima da recomendada dependendo do produto armazenado pode trazer muitos transtornos e ainda correr o risco de gerar um ambiente nocivo com agentes periculosos à saúde dos humanos e a perca de todo o produto contaminado.

 

Umidade em Câmaras Frias

A umidade também influencia demasiadamente nas características dos produtos. Uma umidade muito baixa produz a desidratação e muito alta pode ocorrer a proliferação de bactérias e fungos principalmente no caso de frutas e sementes ocasionando a perca do produto.

Se a temperatura externa também estiver alta demais, rapidamente os alimentos apodrecerão ou perderão suas características, por isso dá importância de possuir câmaras frias.

Procuramos estudar caso a caso para entender sempre a necessidade de cada projeto, estudando o funcionamento de toda a produção, formas de armazenamento e logística, para assim dimensionar a estrutura da câmara fria e qual o tipo de equipamento para refrigeração adotar.


Dessa forma podemos maximizar a performance da câmara e evitar gastos desnecessários com consumo de energia através de equipamento bem dimensionados para atender a carga térmica solicitada dentro do ambiente, além de definir o tamanho da câmara necessário para trabalho dentro do ambiente.

 

Conheça nossos projetos