Conheça mais sobre a importância de escolher o projeto de refrigeração certo e quais os tipos para o armazenamento de grãos

A maioria dos alimentos e produtos que podem estragar com o tempo ou pela má conservação, necessitam de um ambiente com temperatura, circulação de ar, espaço, forma de armazenamento, luz e outros detalhes que devem ser aplicados de forma personalizada.

Não armazenar de forma correta, determinados produtos que podem estragar ou chegar com má qualidade na mão do consumidor, pode gerar diversos prejuízos financeiros e até mesmo outras “dores de cabeça”, como a perda de reconhecimento e credibilidade da marca.

Caso seu negócio seja do ramo de colheita, armazenamento e distribuição de grãos, saiba que essa preocupação deve fazer parte do seu negócio. Armazenar grãos e sementes de forma correta e manter o acondicionamento ideal, é fundamental para que quando esses grãos atingirem seu ponto de maturação, eles sejam conservados de forma certa e mantenham sua qualidade e frescor em dia.

Provavelmente, você sabe que para ter grãos e sementes de qualidade, a atenção começa logo no início do plantio até a hora de embalar esses produtos. Mas, imagina o seguinte: seu produto está pronto para ser vendido, porém por estar em um local que está mais quente do que deveria, esses grãos acabam estragando e seu trabalho e investimentos acabam sendo perdidos.

Resfriar grãos e sementes com a temperatura ideal e em um espaço adequado, é fundamental para que a qualidade seja mantida! Por isso, hoje vamos falar sobre a importância de ter um projeto de refrigeração bem estruturado e por quais motivos sua empresa deve ter o suporte profissional de uma especialista no assunto.

Importância de um projeto de armazenamento para sementes e grãos

Como já mencionamos anteriormente, para manter a qualidade das sementes e grãos, é fundamental que o produtor invista em um local que mantenha a temperatura correta desses produtos. Assim, não há chance da empresa acabar sofrendo com prejuízos financeiros ou mesmo desse produto chegar com má qualidade no consumidor final.

Além disso, investir em um projeto profissional vai ajudar seu negócio a expandir ainda mais com a marca e seus produtos, já que ao chegar no consumidor final as sementes e grãos da empresa estarão com alta qualidade e com destaque entre seus concorrentes.

E por quais motivos devo investir em um especialista no assunto?

Optar por contratar uma empresa que seja especialistas em projetos de armazenamento de sementes e grãos na temperatura correta, vai garantir que toda a estrutura do ambiente seja construída e adaptada de acordo com as necessidades do seu negócio.

Imagina que um especialista no assunto, vai construir um projeto personalizado para a sua empresa, ou seja, todo o projeto será produzido com base no seu espaço, tipo de grão ou semente que você produz ou armazena, tempo de armazenamento e outras necessidades que podem variar de acordo com o cliente.

Investindo em uma empresa especializada, todo o projeto será criado também com os melhores produtos e matéria-prima do mercado, assim o cliente ainda é beneficiado com um excelente custo-benefício. Isso porque ao ter um projeto criado de forma especializada, a chance de ter o custo com a manutenção antes do necessário não existe, assim o cliente não sofre com a redução do armazenamento e nem com a chance de prejudicar os produtos armazenados.

Além disso, com o suporte de uma empresa especializada no assunto, você também conta com uma equipe de profissionais que ficam à disposição do cliente. Sendo assim, sempre que houver dúvidas ou necessidade de suporte, a empresa consegue ter um rápido atendimento.

E quais são os tipos de armazenamentos que existem para grãos e sementes?

Armazenamento de sementes comerciais - nesse caso, o ambiente não pode ter altas temperaturas. Além disso, é importante que elas sejam armazenadas de 6 a 8 meses em um teor de água de 13%, assim elas serão conservadas da maneira certa.

Armazenamento de sementes básicas - nesse caso, o tempo e tipo de armazenagem depende muito do tipo de grãos em questão, ou seja, da espécie e origem. De qualquer forma, é importante que haja um controle rigoroso da umidade e temperatura do espaço e dos grãos.

Armazenamento e germoplasma - esse tipo de armazenamento deve ter, na maioria das vezes, uma temperatura de 5 graus, com 20% a 40% da umidade preservada.

Armazenamento de estoques reguladores - o tempo de armazenagem nesse caso, é um dos mais longos, já que há a necessidade de permanecer durante 2 anos. O teor de água também deve ser mantido em torno de 10%.

Em alguns casos, as sementes necessitam de câmaras frias

O Brasil, como muitos sabem, é um país que possui grande variação de temperatura. Sendo assim, muitos locais não conseguem manter a temperatura correta durante todo o período necessário, para que as sementes e grãos sejam mantidos com sua qualidade preservada.

Sendo assim, dependendo da região que a empresa está localizada e o tipo de produto que ela comercializa, o uso de câmaras frias é necessário. Só assim, haverá a preservação da temperatura correta.

A câmara fria é uma excelente forma de manter a temperatura sem grandes alterações, o que ajuda a manter os nutrientes e qualidade das sementes e grãos.

O tipo de câmara fria usada no espaço vai depender do tipo de grãos ou semente em questão. Por exemplo, há opções de câmaras frias para sementes que necessitam ficar em um temperatura que gira em torno de 4 graus e outras opções de câmaras frias e secas. A escolha vai depender de acordo com o produto que será comercializado.

E como saber qual o tipo de câmara fria devo optar?

Para isso, é importante optar por consultar um especialista no assunto, que além de indicar o tipo de câmara fria, vai ajudar a entender melhor as necessidades da sua empresa e qual o investimento com maior custo-benefício que o negócio pode fazer.

O especialista nesse tipo de projeto vai acompanhar cada detalhe, até a hora de verificar o desempenho do espaço e como a empresa está lidando com o projeto. Por todos os motivos apresentados, é possível verificar como é fundamental que você tenha o suporte de uma empresa especializada no assunto.