O que é um sistema de exaustão industrial?

Conheça todos os benefícios de um sistema de exaustão industrial para empresas de diversos segmentos

O sistema de exaustão industrial é essencial para a maioria das fábricas, empresas do ramo alimentício, que trabalham com algum tipo de temperatura, indústrias, entre outras. Os exaustores industriais ajudam a manter um melhor ambiente de trabalho, já que eles são fundamentais em ambientes onde há resíduos de solda, poeiras de polimentos e rebarbagem.

Além do sistema manter o ambiente mais limpo, sem poeiras prejudiciais ou resíduos, os exaustores industriais também são essenciais para tornar a rotina do trabalhador mais tranquila, com um ar mais puro e de qualidade. Isso quer dizer que com um sistema eficiente, é possível evitar a propagação de doenças e oferecer o bem-estar de quem presta algum tipo de serviço para a sua empresa.

E mais: o sistema de exaustão industrial também pode ser adaptado para cada tipo de ambiente, de forma personalizada, para que a necessidade de captação e vazão dos poluentes, sejam atendidas. Você vai entender melhor no decorrer do artigo de hoje!

E como funciona o sistema de exaustão industrial?

Como já mencionamos na introdução, os exaustores industriais funcionam como meio de garantir um ar de boa qualidade para colaboradores e ambiente de uma forma geral. Eles são instalados por uma empresa especializada, com o objetivo de retirar resíduos provenientes de poeiras ou fumaças.

Mas, você deve estar se perguntando como funciona o sistema e equipamento, por isso vamos te explicar de forma simples e objetiva. O sistema é composto por um exaustor, que possui o tamanho necessário para o espaço em questão. Com ele, será possível captar, filtrar e conduzir os vapores e gases do ambiente para fora do espaço. Além disso, há um sistema de insuflamento de ar externo que ajudará a repor o ar poluído do ambiente, por um ar limpo.

Esse tipo de exaustor, também pode auxiliar na hora de refrigerar o ambiente e na hora de retirar gases e outras substâncias tóxicas que podem provocar explosões. Também, pode exercer a função de um sistema de ar condicionado para locais com pouca ou nenhuma ventilação, assim tirando o ar poluído e quente e substituindo por ar limpo e fresco.

O sistema de exaustão empresarial é importante para preservar as máquinas da sua empresa!

Além do sistema de exaustão industrial ser um equipamento que realiza a remoção de partículas e gases, com o intuito de tornar o ambiente saudável e manter a qualidade de vida e de trabalho dos colaboradores, o sistema também tem o objetivo de manter a qualidade das máquinas da empresa, assim evitando custos desnecessários.

Com um sistema eficiente e criado justamente para as necessidades da sua empresa, é possível preservar os maquinários por meio da temperatura ideal para os motores. Tendo atenção nesse ponto, é possível preservar as máquinas, já que elas não terão que trabalhar mais do que o necessário para funcionar corretamente.

Em casos que a máquina necessite de consumo de combustível, com a temperatura dos motores regulada também é possível economizar.

Conheça os tipos de sistema de exaustão industrial

Há dois tipos de sistema de exaustão industrial, sendo eles: sistema para ventilação geral ou exaustão localizada. A escolha de qual tipo optar vai depender da necessidade da sua empresa e ambiente que o sistema de exaustão será instalado.

Caso você também tenha dúvidas do melhor tipo de sistema industrial para o seu tipo de empresa e ambiente saiba que o ideal é ter o suporte especializado de uma fornecedora experiente na área. Além da instalação ter a necessidade de estar 100% de acordo com as normas construtivas (NBR) e de segurança (NRs), também há o benefício da sua empresa ter um suporte diferenciado na hora de instalar e acompanhar o funcionamento do sistema.

Entenda melhor!

Sistema de ventilação completa: com esse tipo de exaustão, que abrange todo o ambiente, o sistema vai conter uma sistema de tubulação de insuflamento e outros sistema voltado para a exaustão. Isso quer dizer que cada um contém um ventilador, difusores de ar e caixas de filtro para a captação de ar do ambiente externo.

Sistema de exaustão localizada: neste caso, o sistema de exaustão vai agir de forma próxima a emissão de poluentes, por meio de captadores que ficarão próximos aos dutos, ventiladores e demais filtros coletores de névoas, fumos e poeiras do local.

Quais segmentos empresariais utilizam um sistema de exaustão industrial?

Como mencionado já no início do texto, qualquer empresa, indústria, cozinha industrial, fábrica ou outro ambiente empresarial que emite gases, substâncias tóxicas ou outros componentes nocivos à saúde, podem necessitar de um sistema de exaustão industrial.

E quais as vantagens de um sistema de exaustão industrial?

O sistema de exaustão industrial, da atualidade, é totalmente inteligente e oferece diversas vantagens para as empresas que optam por um fornecedor diferenciado e especializado como a CN Cold, além disso, o custo benefício é excelente, portanto o gasto realizado acaba retornando com máquinas que terão um melhor desempenho, não vão precisar de manutenção antes do tempo e ainda vão acabar consumindo menos energia.

Todo o sistema de exaustão industrial também é montado com um material de alta resistência e longa durabilidade. A matéria-prima utilizada é a melhor que tem no mercado atual e o equipamento possui alta versatilidade, já que o sistema pode ser instalado onde a empresa achar mais viável.

Sua empresa também estará em conformidade com os requisitos legais e regulamentares

Há mudanças cada vez mais rigorosas nas leis para a preservação da saúde de funcionários e colaboradores e também do meio ambiente. E muitas das leis exigem um sistema de ventilação que consiga controlar a poeira, controlar a limpeza do ambiente e do ar, entre outros pontos importantes, que só uma empresa especializada conseguirá seguir completamente como a legislação pede.

Estar sempre dentro da lei é essencial para que a empresa não sofra com multas, penalidades, ofereça algum tipo de risco aos colaboradores e clientes da empresa, ter um maquinário de qualidade e que não necessite de manutenção antes da hora certa.

Gostou do artigo de hoje? A CN Cold está sempre levando seriedade, bom desempenho dos seus sistemas de exaustão industrial e muitos outros benefícios. Continue acompanhando o blog e confira mais conteúdos como esse.

Rolar para cima