Qual é a relação entre a fruta mais rentável do Brasil, os comerciantes e a refrigeração industrial.

Açaí

Uma fruta brasileira descoberta pelos indígenas da região amazonense, o açaí se tornou um produto tão rentável para os seus produtores que hoje é responsável por assegurar a economia de comunidades inteiras.

Atualmente a fruta é comercializada dentro e fora do país para diversos usos no meio da gastronomia, há quem consuma açaí como prato principal e quem prefira como sobremesa, porem para o açaí chegar até o consumidor final o produto passa por uma série de processos.

Colheita

A colheita da fruta é feita direto do pé, os produtores escalam o pé de açaí, colhem a fruta e vendem para fábricas manipuladoras de polpa e sorvete.

Produção

Nessas fabricas o açaí passa pelo despolpamento, um processo cuidadoso e detalhista para salvar o máximo de polpa possível, assim o produtor terá o açaí puro.

Logo após o açaí vai para a linha de produção, onde passa pelos processos de fabricação de cada empresa para finalmente ser envasado em suas devidas embalagens.

Com o produto pronto chega a hora de congelar, para que o lote completo seja congelado com velocidade e segurança o túnel de congelamento é indispensável. Esse equipamento tem a função de diminuir o tempo de congelamento dos produtos, enquanto os mantém preservados para que todos já saiam prontos para serem armazenados.

Observação: O túnel de congelamento faz parte do processo produtivo da fábrica, ter um túnel de congelamento que atenda o prazo de processo garante que você não gere gargalos produtivos assim aumentando a rentabilidade produtiva. Não é recomendado serem armazenados produtos dentro do túnel, para isso existem outros equipamentos como serão abordados abaixo.

Armazenamento

É crucial tomar muito cuidado com a temperatura nesse estágio, já que derretimentos ou não congelamentos vão fazer com que o açaí perca qualidade, o único equipamento capaz de manter o açaí em boas condições é a câmara de congelamento. A câmara preserva sabor, textura, qualidade e durabilidade do produto se estiver operando corretamente, o ideal é que tenha capacidade para o lote completo e esteja congelando o produto em -18 °C, lembrando que durante o transporte para o cliente a temperatura também deve ser mantida ou aproximada de -18 °C para não deteriorar o produto ou gerar o derretimento que após um novo congelamento cria uma camada cristalizada sobre o produto.

Recado para empreendedores

O açaí é um produto muito rentável no Brasil e exterior, mas como vimos a sua produção é 100% dependente de um bom sistema de refrigeração, caso o contrário ele irá estragar facilmente. Então produtores de açaí evitem prejuízos, tragam o seu projeto para a CN COLD e nos deixe atender as suas necessidades com toda a qualidade que a sua empresa precisa.