Entenda como a venda de pescados na semana santa tem tudo para ser muito rentável para mercados em 2023.

Um estudo sobre o consumo de peixes realizado pela EMBRAPA durante a pandemia revelou que 91,2% dos consumidores optaram por consumir peixes em casa mesmo com a flexibilização que liberou a abertura de restaurantes, o mesmo estudo diz que 47% dos peixes são comprados em mercados, superando até as peixarias que tem 32% de preferência. Como a maioria dos consumidores está disposto a reproduzir os hábitos adquiridos na pandemia durante essa fase de ¨novo normal¨, isso quer dizer que podemos esperar que muitas famílias durante a semana santa vão optar por comprar seus peixes em mercados e consumi-los em casa em vez de ir para algum restaurante.

Para os mercados essa informação é maravilhosa, tudo indica que a semana santa de 2023 trará um lucro maior em decorrência a novos hábitos dos consumidores de peixes, que já tinham o costume de consumir o alimento nessa data, porém preferiam comer em um restaurante em vez de comprar para prepará-lo em casa. Agora cabe aos mercados se prepararem para esse nível de procura que os produtos vão receber.

Normalmente a primeira opção para o cardápio do brasileiro quando se trata de peixes são as tilápias, em seguida as sardinhas, esses dois pescados são muito diferentes em aspecto físico, mas graças a Portaria do MAPA n° 185 de 13 de maio de 1997 assim como todos os outros peixes, ambos devem seguir os mesmos padrões de qualidade para serem considerados frescos, esses padrões são:

O produto precisa ser obtido de espécimes saudáveis e de qualidade adequada ao consumo humano, convenientemente lavado e que seja conservado somente pelo resfriamento a uma temperatura próxima a do ponto de fusão do gelo (em torno de 0 °C).

E com uma busca rápida em qualquer navegador descobrimos que os clientes avaliam os peixes como frescos quando as escamas parecem firmes, translucidas e brilhantes, focando em aspectos físicos dos produtos.

Mas como um ponto comercial como mercados vão conseguir atingir essa qualidade toda?

É aí que os sistemas de refrigeração entram, para um mercado comportar um setor de peixaria o adequado é que tenha duas câmaras frias, uma câmara fria para congelados feita para manter os peixes recém-entregues pelos distribuidores e outra câmara fria para resfriados para manter os peixes frescos. Toda essa preocupação com o armazenamento vai resultar em mais clientes decididos a comprar esses produtos, já que o aspecto é um fator decisivo para a compra dos peixes e um sistema de refrigeração de qualidade garante que aspectos físicos sejam mantidos. Lembrando que toda a manipulação dos pescados dentro do mercado também precisa ser feita em uma sala limpa para impedir contaminações do produto.

Revisando tudo o que abordamos acima, em 2023 o comércio de pescados para mercados tende a ser mais lucrativo durante o período da Sexta-Feira Santa, graças a alta de consumidores que vão comprar os seus produtos para consumir em casa com a família, hábito adquirido durante a pandemia do covid 19 que vem a se repetir nos anos subsequentes. Para lucrar durante esse período o empreendedor deve ficar atento a qualidade do pescado, quanto mais fresco mais fácil de ser comprado pelos consumidores e para manter os produtos frescos o mercado precisa investir em equipamentos de refrigeração de altíssima qualidade, viu como tudo é quase uma equação básica de matemática?

E para encontrar os melhores equipamentos de refrigeração basta trazer o seu projeto para a CN COLD assim nossos especialistas vão te oferecer o melhor que o mercado tem.