CNCOLD

[Email]

Contato

[Telefone]

Ligue agora

Contato

Fácil Instalação e Manutenção

VRF - Ar Condicionado

Está em busca de um modelo de ar condicionado mais adequado para seu projeto?

Então você está no lugar certo!

Nós da CN COLD temos parceria com os principais fabricantes de ar condicionado.

Oferecemos diversos modelos de condicionadores de ar com qualidade imensurável, alta tecnologia e disponibilidade para atender toda e qualquer demanda.

É fato que existem muitos tipos de diferentes sistemas de ar condicionado disponíveis no mercado e cada um apresenta seu próprio conjunto de características.

Neste artigo iremos falar especificamente sobre o ar condicionado VRF para te ajudar a determinar qual será o melhor para seu empreendimento.

O primeiro sistema multi-split da história

O ar condicionado VRF (Fluxo de Refrigerante Variável) é um sistema de ar condicionado onde a taxa de fluxo de volume de refrigerante é variável podendo operar várias evaporadoras de diferentes capacidades e tipos em uma só condensadora.

Ele surgiu no Japão no ano de 1982, sendo o primeiro sistema multi-split da história, com a finalidade de suprir as necessidades de controle de temperatura individualizado por ambiente de um edifício.

Assim, o VRF é um modelo de ar condicionado criado especialmente para edifícios comerciais de grande e médio porte, pois possui um sistema multi-split com uma unidade externada ligada a múltiplas unidades internas operando individualmente por ambiente, podendo chegar a 64 máquinas.

A demanda por esse tipo de ar condicionado

De acordo com um relatório da Markets and Markets, fatores como:

  • Facilidade de instalação.
  • Facilidade de manutenção
  • Eficiência energética.
  • E menor impacto ambiental da tecnologia, em função da utilização de refrigerantes de baixo potencial de aquecimento global (GWP).

Estas são as principais causas que aceleram a demanda do ar condicionado tipo VRF.

O grande diferencial nesse sistema

O grande diferencial no sistema VRF é simplesmente uma combinação de tecnologia eletrônica com sistemas de controle microprocessados, associado à combinação de múltiplas unidades internas em apenas um ciclo de refrigeração.

Por isso é indicado para arrefecer edifícios e não somente um ambiente.

Quanto à aplicabilidade de um ar condicionado VRF, ele atende especificações de um sistema de água gelada (chillers), tanto na possibilidade de dimensionamento quanto na capacidade de condicionar amplos ambientes levando-se em consideração a simultaneidade de carga térmica ao logo do dia.

Ademais, o ar condicionado com sistema VRF atende também às necessidades de versatilidade e adaptação do sistema tipo Split, que já vem dominando este mercado há alguns anos.

Dessa forma, o sistema de ar condicionado VRF apresenta diversas vantagens como:

Conforto ímpar

Cada unidade interna do ar condicionado VRF possui válvula de expansão eletrônica para controle do fluxo de fluído refrigerante para evitar a instabilidade de temperatura e garantir o conforto térmico.

[VRF - Ar Condicionado]

Manutenção inteligente

O ar condicionado VRF possui um sistema de identificação de falhas que te informa sobre qualquer anormalidade prevenindo que o equipamento sofra possíveis danos.

Com o auxílio da automação, o técnico consegue acessar o equipamento remotamente e recebe avisos e relatórios de falhas por-emails; com isso a manutenção do ar condicionado VRF se torna ainda mais acessível e menos custosa.

Automação eficiente

sistema VRF tem automação embarcada, o seu controle pode ser realizado remotamente via computador.

Instalação flexível

ar condicionado VRF é bem flexível em sua instalação podendo alcançar até 1000m de comprimento equivalente de tubulações.

Sua instalação é bem simples, resultando em uma economia de mão-de-obra e tempo, além de manter a estrutura arquitetônica sem alterar as características do seu estabelecimento, produzindo baixo consumo elétrico e baixo nível de ruído.

Além disso, a conexão entre as unidades condensadoras e evaporadoras é efetuada via tubos de cobre e ramificações.

Consumo de energia elétrica

As unidades condensadoras tem 1 a 3 compressores de acordo com sua capacidade podendo ser 100% inverter ou combinado entre inverter e fixos.

Contudo, os menores consumos de energia elétrica em um ar condicionado VRF se dão quando o sistema está trabalhando em cargas parciais, ou seja, quando as válvulas de expansão eletrônicas nas unidades internas reduzem a passagem do fluído por alcançarem a temperatura selecionada para o ambiente, os compressores inverter diminuem sua rotação.

Portanto, não há dúvidas de que ar condicionado VRF é a solução adequada quando há necessidade de grande potência e capacidade, sem esquecer a necessidade de economia.

É uma solução silenciosa e versátil para manter seu estabelecimento bem climatizado de modo bastante eficiente.

Ainda ficou com dúvidas sobre o ar condicionado VRF

Não se preocupe porque nossa equipe de suporte pode ajudá-lo!