CNCOLD

[Email]

Contato

[Telefone]

Ligue agora

Contato

Melhore a qualidade do ar

Sistema de Exaustão

sistema de exaustão serve para captar e retirar o ar contaminado do ambiente.

Esse sistema é de suma importância para melhorar a qualidade do ar para os usuários.

sistema de exaustão é formado de diversos equipamentos que trabalham juntos para a purificação do ar em um ambiente com pouca ou nenhuma ventilação.

O sistema de exaustão pode desempenhar inúmeras funções:

  • Realizar a ventilação do ambiente para manter o equilíbrio da temperatura;
  • Manter o ambiente habitável e seguro, retirando gases e outras substâncias tóxicas que podem provocar explosões;
  • Conservar o bom funcionamento de maquinários, reduzindo a temperatura de motores e isolando cabines elétricas de produtos inflamáveis.

?Para garantir a segurança dos usuários, existem regulamentos para guiar os projetistas sobre como configurar o sistema de exaustão para realizar a troca de ar ideal dentro de determinados tipos de ambientes.

É importante que essa regulação seja seguida estritamente para evitar contaminações e outros problemas de saúde nos usuários do ambiente em questão.

Dentre os tipos de exaustão, podemos destacar a ventilação diluidora e a ventilação local exaustora.

A ventilação diluidora é basicamente o insuflamento de ar, acrescentando ar limpo no ambiente, diluindo a concentração de poluentes.

Já a ventilação local exaustora remove o ar contaminado ou viciado enquanto repõe a mesma quantidade de ar limpo captado da área externa.

Esse tipo de exaustão é a mais indicada para evitar que gases e outras substâncias tóxicas sejam respiradas pelos usuários.

sistema de exaustão industrial consiste na instalação de coifas, dutos e exaustores que trabalham juntos para exaurir e melhorar a qualidade do ar.

Agora se você já possui um sistema como esse, você já se perguntou o que um sistema defeituoso de ventilação ou controle de poeira está custando à sua empresa?

Abaixo, descubra mais informações sobre esses sistemas.

Riscos de um sistema de ventilação defeituoso

Quando se trata da importância da qualidade do ar em sua empresa, gostamos de comparar seu empreendimento com algumas situações…

Alguns ambientes fazem mal, certo?

A presença de contaminantes no ar traz sintomas que ameaçam diretamente os trabalhadores. Esses sintomas, por sua vez, trazem menor produtividade, reclamações, queixas, aumento de doenças crônicas e problemas correlatos!

Uma empresa que tem um sistema de ventilação ineficaz ou inexistente é exatamente como um campo aberto para perigos. Nesses locais, os trabalhadores não podem ser produtivos, se o ar em que trabalham for carregado com vapores perigosos, gás, poeira ou calor.

Além dos riscos para a saúde, outros perigos podem espreitar e que podem colocar seus funcionários em riscos de incêndios e explosões.

4 vantagens de ventilação industrial e controle de poeira:

Quais são as vantagens de instalar sistemas de ventilação industrial e controle de poeira?

Aqui está o nosso resumo:

Melhor qualidade do ar no local de trabalho

A vantagem mais visível é uma evidente melhoria na qualidade do ar, graças à extração de ar ou calor contaminado e à entrada de ar fresco em substituição. Um ambiente de trabalho saudável incentiva a eficiência e a produtividade, as pessoas respiram melhor e isso promove maior bem-estar!

[Sistema de  Exaustão]

Um processo industrial mais seguro

Ao controlar vapores ou nuvens de poeira ao redor de seus trabalhadores, você reduz consideravelmente os riscos de incêndio e explosão. A segurança de seus funcionários é, portanto, melhorada, o que é uma vantagem considerável, já que se evita danos a vida e problemas de pagar indenizações milionárias.

Conformidade com os requisitos legais e regulamentares

As leis e regulamentos sobre saúde e meio ambiente estão se tornando cada vez mais rigorosas. Elas exigem sistemas de ventilação e controle de poeira, bem como sistemas de limpeza de ar de alto desempenho. A empresa que está em conformidade com esses regulamentos goza de uma merecida paz de espírito.

Melhor produtividade do equipamento

A presença excessiva de poeira em determinados processos prejudica o desempenho dos trabalhadores. A redução da poeira é, portanto, essencial para um desempenho de processo satisfatório.

Tipos de exaustão

Existem, basicamente dois tipos de exaustores:

Axiais: as hélices ficam posicionadas dentro da carcaça em formato de tubo e tem excelente desempenho na circulação de ar em ambientes de baixas pressões. Podem ser instalados em telhados, paredes e janelas. Podem ser inclusos no sistema de exaustão industrial de galpões, fornos, caldeiras, cozinhas industriais,etc;

Centrífugos: tem formato de cilindro e podem ser usados em diferentes tipos de ambientes. No Sistema de Exaustão, os cilindros são eficazes em banheiros, estúdios de gravação (por ser silencioso).

Portanto, a depender das suas necessidades, poderemos indicar o melhor sistema de exaustão que o auxiliará de forma continuada e sem riscos!