Contato
contato@cncold.com.br
Contato
contato@cncold.com.br
Passagem livre para o ar
Dutos de Ar Condicionado é com a CN Cold. Auxiliamos em seu projeto de construção, instalação e manutenção de ambientes climatizados.
O uso de duto de ar é usado em casas ou empresas onde os dutos correm através de espaços incondicionados, o isolamento do duto de ar é vital para evitar a perda de energia.
O isolamento do duto de ar é benéfico na prevenção de problemas como a condensação e o crescimento de fungos e outros micróbios. Alistados abaixo estão alguns dos benefícios do uso do duto de ar.
1 – Economiza energia
Na maioria dos ambientes, há espaços não condimentados, onde, dependendo do tempo, a temperatura é muito quente. Os dutos de ar transferem o ar frio da unidade de condicionamento central para todos os cômodos ou ambiente.
Quando os dutos de ar passam por espaços não-condicionados, eles perdem a maior parte do frio do ar que carregam. O ar que finalmente chega até você não é tão frio quanto necessário, devido à perda causada pela condução. O isolamento do duto de ar pode evitar esse problema que pode causar o desperdício de uma grande quantidade de energia.
2 – Aumenta o conforto
Na maioria dos ambientes domiciliares ou empresariais, especialmente em imóveis mais velhos, mais de 20% da energia é desperdiçada com a perda de calor ou frio por meio da condução.
Os dutos de ar isolados são mais capazes de reter a temperatura do ar que estão transportando, reduzindo o desperdício de energia. O ar que finalmente chega até você está mais próximo da temperatura que você deseja, tornando seu espaço muito mais confortável.
3 – Benefício para o meio ambiente
Ao usar dutos de ar, você pode manter o conforto desejado, sem gastar tanto em energia. Isso é altamente benéfico para o meio ambiente e reduz muito a utilização de carbono. Vale a pena lembrar que o processo de geração de energia custa muito caro.
4 – Previne Condensação
Ao longo do tempo, os dutos de ar são propensos a problemas de condensação e gotejamento de água. O isolamento do duto de ar fornece uma cobertura sólida ao redor dos dutos de ar, evitando assim esse problema.
5 – Reduz o ruído transmitido
A maioria de nós está familiarizada com os sons que saem dos aparelhos de refrigeração. Os dutos de ar isolados evitam esse problema e a transmissão cruzada de som é mantida no mínimo.
6 – Previne a Formação de Mofo e Fungo
A condensação é um problema comum. Vazamentos de água e umidade podem levar a problemas como o crescimento de fungos, mofo, bolor e outros micróbios. Isso também pode causar problemas de saúde. O isolamento do duto de ar é extremamente benéfico para minimizar a condensação, reduzindo assim as chances de crescimento de mofo, bolor ou fungos na periferia do duto.
O Sistema de rede de dutos tem como prioridade formar um caminho livre para passagem de ar, seja ele climatizado ou não, levando de um ponto a outro sem perda de pressão e velocidade.
Os dutos de ar condicionado são usados para alimentar o fluxo de ar, a exaustão e o retorno do ar. São projetados de modo que assegure a qualidade aceitável do ar interior, além do conforto térmico.
Planejamento, otimização, dimensionamento, detalhamento e revisão de perdas de pressão fazem parte de um projeto de dutos para ar condicionado.
Dentre os tipos mais utilizados estão os:
Geralmente, a canalização do ar é feita através de chapa de metal, que após instalada é revestida com isolamento.
O baixo peso e a rapidez na instalação fazem parte das características dos projetos de dutos de alumínio além de uma excelente vida útil.
O melhor sistema é o resultante de um projeto simples de ventilador, duto e grelhas que consiste em um ventilador com sua saída conectada a um trecho de duto e uma grelha localizada na extremidade de saída deste último e novamente ao equipamento.
O duto deve possuir o mínimo de curvas e mudanças de seção.
O duto de retorno neste sistema deverá ser reto, desde a saída ou grelha de retorno, até a entrada do ventilador.
Um projeto simples torna-se mais complexo e sem os devidos cuidados, menos eficiente, quando cotovelos, curvas, reduções de seção e outras restrições tais como registros, venezianas, e outros elementos são adicionados.
Cada um dos componentes acima constitui uma nova resistência adicionada ao sistema. A resistência total destes componentes ao fluxo do ar, além da resistência devida à fricção do ar sobre a superfície interna dos dutos, são os fatores mais importantes na determinação do tamanho e potência do ventilador e respectivo motor elétrico, como também da pressão necessária do ar.