CNCOLD

[Email]

Contato

[Telefone]

Ligue agora

Contato

Passagem livre para o ar

Dutos de Ar Condicionado

Dutos de Ar Condicionado é com a CN Cold. Auxiliamos em seu projeto de construção, instalação e manutenção de ambientes climatizados.

uso de duto de ar é usado em casas ou empresas onde os dutos correm através de espaços incondicionados, o isolamento do duto de ar é vital para evitar a perda de energia.

O isolamento do duto de ar é benéfico na prevenção de problemas como a condensação e o crescimento de fungos e outros micróbios. Alistados abaixo estão alguns dos benefícios do uso do duto de ar.

1 – Economiza energia

Na maioria dos ambientes, há espaços não condimentados, onde, dependendo do tempo, a temperatura é muito quente. Os dutos de ar transferem o ar frio da unidade de condicionamento central para todos os cômodos ou ambiente.

Quando os dutos de ar passam por espaços não-condicionados, eles perdem a maior parte do frio do ar que carregam. O ar que finalmente chega até você não é tão frio quanto necessário, devido à perda causada pela condução. O isolamento do duto de ar pode evitar esse problema que pode causar o desperdício de uma grande quantidade de energia.

2 – Aumenta o conforto

Na maioria dos ambientes domiciliares ou empresariais, especialmente em imóveis mais velhos, mais de 20% da energia é desperdiçada com a perda de calor ou frio por meio da condução.

Os dutos de ar isolados são mais capazes de reter a temperatura do ar que estão transportando, reduzindo o desperdício de energia. O ar que finalmente chega até você está mais próximo da temperatura que você deseja, tornando seu espaço muito mais confortável.

3 – Benefício para o meio ambiente

Ao usar dutos de ar, você pode manter o conforto desejado, sem gastar tanto em energia. Isso é altamente benéfico para o meio ambiente e reduz muito a utilização de carbono. Vale a pena lembrar que o processo de geração de energia custa muito caro.

4 – Previne Condensação

Ao longo do tempo, os dutos de ar são propensos a problemas de condensação e gotejamento de água. O isolamento do duto de ar fornece uma cobertura sólida ao redor dos dutos de ar, evitando assim esse problema.

5 – Reduz o ruído transmitido

A maioria de nós está familiarizada com os sons que saem dos aparelhos de refrigeração. Os dutos de ar isolados evitam esse problema e a transmissão cruzada de som é mantida no mínimo.

6 – Previne a Formação de Mofo e Fungo

condensação é um problema comum. Vazamentos de água e umidade podem levar a problemas como o crescimento de fungos, mofo, bolor e outros micróbios. Isso também pode causar problemas de saúde. O isolamento do duto de ar é extremamente benéfico para minimizar a condensação, reduzindo assim as chances de crescimento de mofo, bolor ou fungos na periferia do duto.

Sistema de rede de dutos tem como prioridade formar um caminho livre para passagem de ar, seja ele climatizado ou não, levando de um ponto a outro sem perda de pressão e velocidade.

Os dutos de ar condicionado são usados para alimentar o fluxo de ar, a exaustão e o retorno do ar. São projetados de modo que assegure a qualidade aceitável do ar interior, além do conforto térmico.

Planejamento, otimização, dimensionamento, detalhamento e revisão de perdas de pressão fazem parte de um projeto de dutos para ar condicionado.

[Dutos de Ar Condicionado]

Dentre os tipos mais utilizados estão os:

  • Pré-isolados
  • Flexíveis
  • Não metálicos

Geralmente, a canalização do ar é feita através de chapa de metal, que após instalada é revestida com isolamento.

O baixo peso e a rapidez na instalação fazem parte das características dos projetos de dutos de alumínio além de uma excelente vida útil.

O melhor sistema é o resultante de um projeto simples de ventilador, duto e grelhas que consiste em um ventilador com sua saída conectada a um trecho de duto e uma grelha localizada na extremidade de saída deste último e novamente ao equipamento.

O duto deve possuir o mínimo de curvas e mudanças de seção.

O duto de retorno neste sistema deverá ser reto, desde a saída ou grelha de retorno, até a entrada do ventilador.

Um projeto simples torna-se mais complexo e sem os devidos cuidados, menos eficiente, quando cotovelos, curvas, reduções de seção e outras restrições tais como registros, venezianas, e outros elementos são adicionados.

Cada um dos componentes acima constitui uma nova resistência adicionada ao sistema. A resistência total destes componentes ao fluxo do ar, além da resistência devida à fricção do ar sobre a superfície interna dos dutos, são os fatores mais importantes na determinação do tamanho e potência do ventilador e respectivo motor elétrico, como também da pressão necessária do ar.