Conheça todos os benefícios que o túnel de congelamento oferece para empresas que buscam esse equipamento

Está em busca de novos equipamentos para tornar a sua linha de produção mais moderna, eficiente e ágil? Com o suporte de uma empresa especializada, você tem a garantia de que terá um túnel de congelamento eficiente e o mais moderno do mercado.

O investimento em novos produtos e equipamentos é fundamental para que a sua empresa consiga atender as expectativas do cliente, possa dar mais conforto e qualidade de trabalho para os colaboradores e ainda consiga economizar em diversos custos de curto e longo prazo e você vai entender os motivos.

É importante ressaltar que a empresa que trabalha com mercadorias que necessitam de congelamento, geralmente deve ter uma preocupação maior com a temperatura e qualidade do local em que os produtos estão armazenados, assim garantindo a qualidade de cada item na hora da armazenagem e também da entrega.

E caso você queira saber mais sobre os benefícios de optar por uma empresa profissional de túnel de congelamento e por quais motivos deve investir em um equipamento moderno, nesse artigo vamos abordar sobre o tema e explicar tudo o que você precisa saber sobre um túnel de congelamento. Confira!

Antes de mais nada, entenda exatamente o que é um túnel de congelamento

O túnel de congelamento é um equipamento preparado para reduzir a temperatura de produtos alimentícios e outras mercadorias que necessitam de congelamento no menor tempo possível. O objetivo é que o túnel mantenha todas as propriedades dos produtos antes do congelamento, tais como: textura, cor, aroma e sabor dos alimentos que estarão passando pelo processo de congelamento ou também de outros produtos que necessitam do túnel de congelamento para armazenagem.

Além disso, o túnel também tem como objetivo economizar energia e evitar perda de peso da mercadoria por causa da desidratação. Esse tipo de problema muitas vezes acontece por conta da demora de congelamento e quando há grande exposição a baixas temperaturas por muito tempo antes de acontecer o congelamento.

O túnel é ideal para empresas de todos os portes, pois seu uso garante que a empresa não tenha prejuízos e pode ser adaptado em diversos espaços.

Conheça os 2 principais túneis de congelamento disponíveis atualmente no mercado e quais as diferenças de cada um.

Túnel de congelamento estático - O processo desse tipo de túnel de congelamento precisa que um profissional da empresa faça a montagem dos itens que serão congelados em paletes, caixas ou local de armazenamento da empresa. E depois essas caixas devem ser colocadas na câmara frigorífica até o tempo necessário indicado e apenas depois eles devem ser retirados e embalados.

Esse modelo de túnel é ideal para empresas que possuem produções de pequeno ou médio porte. Isso quer dizer que o ideal é para empresas com capacidade de 100kg a 1.500kg de produção por hora.

Túnel de congelamento contínuo: nesse tipo de túnel, o produto que será congelado é colocado em uma esteira, passa por dentro do equipamento, onde ele fica pelo tempo necessário e já sai congelado na temperatura ideal. O tunel pode ser manuseado de forma manual ou no modo automático  e na finalização do processo o produto vai para a embalagem da linha de produção.

Exemplo de alimentos que podem precisar do túnel de congelamento para armazenagem correta: carnes vermelhas, carnes brancas, aves, peixes, polpas de frutas, legumes e muitos outros.

Benefícios ao contratar uma empresa que é especializada em túnel de congelamento

Caso você e a sua empresa ainda não saibam qual o túnel de congelamento ideal para as suas necessidades, é importante ter o suporte de uma empresa especializada em túneis de congelamento. E você vai entender o custo-benefício ao optar por um túnel de congelamento oferecido por uma empresa qualificada e especialista no assunto.

Para que você entenda: cada projeto vai precisar de uma temperatura, tempo de processo e congelamento e necessidade de evaporação. E mais do que isso, cada empresa possui um espaço e necessidade de produção diferentes, portanto o projeto deve ser feito de acordo com a capacidade de armazenamento desejada pela contratante.

Além disso, como estamos falando de produtos que podem estragar ou até mesmo perder a qualidade de frescor, sabor, mudar o aroma entre outros danos, é essencial que o túnel de congelamento seja eficiente no tempo de congelamento e mantimento desse produto até que ele seja transportado para o local de embalagem.

Uma equipe especializada e altamente qualificada como a da CN Cold também irá oferecer mais qualidade durante a experiência da empresa. Todo o projeto será realizado de forma personalizada por especialistas, haverá um acompanhamento diferenciado durante a instalação do projeto, o túnel terá seu funcionamento perfeito e a empresa não terá preocupação por muito tempo com manutenção.

É importante usar o túnel de forma adequada

Falamos para que serve o túnel de congelamento, os benefícios para uma empresa que trabalha com produtos alimentícios ou outros que necessitam de congelamento rápido e outros detalhes. Mas, achamos importante ressaltar que não basta ter um túnel de congelamento excelente e instalado pelos melhores especialistas da área. É fundamental que você  saiba manusear o túnel de forma adequada e siga as instruções da empresa especializada.

Por isso, invista também em uma equipe de profissionais capacitados para conseguir manusear o túnel de congelamento e até mesmo identificar quando há alguma falha. Busque investir em um treinamento para seus profissionais para que eles compreendam quais cuidados devem ter com o equipamento e como devem proceder quando há algum indício de possível falha.

Lembre-se: o custo-benefício é excelente desde que o túnel esteja funcionando em perfeito estado, caso contrário, podem ocorrer prejuízos, não acontecer o congelamento correto dos produtos, entre outros.

Opte por uma empresa que ofereça agilidade

Pense também em contratar uma empresa que ofereça uma atenção especial e agilidade em qualquer momento de necessidade. Mesmo que a empresa ofereça um projeto excelente e o equipamento seja de boa qualidade pode acontecer a necessidade de pequenos reparos para que o estrago não seja maior ou até acabe danificando os produtos da empresa.

Gostou do artigo de hoje? Busque sempre o melhor serviço para que o produto realmente valha a pena e o seu investimento gere um retorno positivo. Continue acompanhando o blog da CN Cold e saiba mais dicas!